sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sistema Cardiovascular em Annelida


 Vulgarmente chamam-se anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 metros.
     Os anelídeos são vermes de corpo dividido em anéis alongado, são encontrados em ambientes terrestre, marinhos e dulcícola.
      Os seus anéis também são chamados de segmentos ou metâmeros (do grego meta, sucessão; metros, parte). Nos anelídeos a metameria = isto é, a divisão do corpo em metâmeros = apresenta - se tanto externa como internamente, uma vez que cada anel abriga diversos órgãos individualizados, como nervos, estruturas musculares e unidades excretoras.
As minhocas, as sanguessugas e as nereidas são exemplos de anelídeos.
       O aparelho circulatório é basicamente formado por um vaso longitudinal dorsal, sobre o tubo digestivo, e por dois vasos longitudinais ventrais, um deles situado sob o tubo digestivo e outro sob o cordão nervoso. A respiração ocorre, em alguns, em redes capilares nas paredes do corpo (minhocas); em outros, através de contrações musculares, e a troca gasosa ocorre nas paredes do intestino terminal. O aparelho excretor é formado por uma série de tubos, com uma extremidade aberta para o exterior e a outra, para o celoma


Nenhum comentário:

Postar um comentário