quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gabarito - Sistema circulatório (Exercício 1)

Gabarito -  Sistema circulatório (Exercício 1)
1. No sistema circulatório aberto ou lacunar, o líquido circulante (hemolinfa - sangue dos invertebrados) passa por vasos abertos em suas extremidades e por lacunas existente entre os órgãos; a pressão é baixa e a distância percorrida é pequena. Exemplo: artrópodes e a maioria dos moluscos.
No sistema circulatório fechado, o sangue circula exclusivamente em vasos unidos por capilares em suas extremidade. A pressão é alta e a distância percorrida e maior. Exemplos: vertebrados, anelídeos e cefalópodes (moluscos).

2. a) As artérias estão sendo indicadas pelas setas três e quatro. As veias pelas setas: um, dois e cinco.

b) O sangue arterial pelos vasos indicados por quatro e cinco. O sangue venoso pelos vasos indicados por um, dois e três.

c) Os vasos que participam da circulação pulmonar ou pequena circulação são o três (artéria pulmonar) e cinco (veias pulmonares). Fazem parte da circulação sistêmica ou grande circulação os vasos indicados por um, dois (ambos são as veias cavas) e quatro (artéria aorta).

3. a) A circulação dupla e incompleta ocorre nos anfíbios.

b) Circulação fecha e simples, pois pelo coração só passa sangue venoso.

c) Porque a circulação é dupla e completa.

d) As artérias transportam o sangue para todas as partes do corpo. As veias trazem o sangue do corpo para o coração.

4. a) I - artéria aorta - observe que ela esta saindo do ventrículo esquerdo.
II - artéria pulmonar direita - observe que ela está saindo do ventrículo direito.

b) A artéria aorta conduz o sangue rico em oxigênio (arterial) para todos os tecidos do corpo. As artérias pulmonares transportam sangue rico em gás carbônico (venoso) para os pulmões.

5. a) A - fechados simples - peixes;
B - fechada, dupla e incompleta - anfíbios.
C - fechada, dupla, completa - aves e mamíferos

b) Um é a artéria aorta, pois o sangue está saindo do ventrículo esquerdo com uma pressão e velocidade elevadas. Dois é veia cava, pois o sangue está chegando ao coração no átrio direito com uma pressão e velocidade baixas.

6. a) B - átrio esquerdo.

b) A - átrio direito.

c) III - artéria pulmonar

d) IV - veia pulmonar.

7. a) Os cnidários realizam a sua circulação por difusão diretamente com o meio. As células desses animais estão muito próximas ao meio ambiente. Isso facilita a difusão de nutrientes, gases e excretas entres esses animais e o meio ambiente.

b) O sangue (hemolinfa) dos animais com sistema circulatório aberto circula de forma mais lenta, provocando menor nutrição e oxigenação dos tecidos. No sistema aberto é tão baixa a eficiência que a principal conseqüência da presença deste tipo de sistema é a limitação do porte (tamanho) dos seres vivos que o possuem.
Sistema circulatório aberto é encontrado entre os artrópodes e na maioria dos moluscos, exceto a classe cefalópoda

c) Os peixes possuem coração com duas cavidades, com circulação fechada e simples. Os anfíbios possuem coração com três cavidades, dois átrios e um ventrículo, com circulação fechada, dupla e incompleta. Os répteis possuem coração com três ou quatro cavidades, com circulação fechada, dupla e incompleta. Aves e mamíferos possuem coração com quatro cavidades e circulação fechada, dupla e completa. Portanto a maior tendência evolutiva foi a não mistura do sangue venoso com o arterial.

8. Não. Essa caracterização não é válida. Veias são vasos sangüíneos que trazem sangue ao coração, e artérias são os que levam sangue do coração. Na circulação pulmonar, o sangue venoso é conduzido do coração para os pulmões pelas artérias pulmonares, e o sangue arterial volta ao coração pelas veias pulmonares. Na grande circulação ou circulação sistêmica, as artérias transportam sangue arterial e as veias sangue venoso.

9. a) Os septos interatriais, que separam os átrios direito e esquerdo e, os septos interventriculares que separam os ventrículos direito e esquerdo, impedem a mistura de sangue venoso e arterial.

b) Um coração semelhante ocorre em crocodilianos (répteis) e aves.

c) Entre a saída do sangue dos pulmões até a volta nestes mesmos órgãos, o sangue passa pelas seguintes câmaras ou cavidades cardíacas: átrio esquerdo - ventrículo esquerdo - átrio direito - ventrículo direito.

10. a) A separação completa entre o sangue venoso e arterial ocorreu graças a formação do septo intraventricular.

b) Com a separação, o sangue arterial e o venoso não se misturam, o que permite melhor oxigenação dos tecidos.

11. a) O ventrículo esquerdo. Pois é a cavidade que bombeia o sangue da artéria aorta, para os tecidos do corpo. Por isso, sua parede muscular é mais espessa.

b) Sístole é a movimentação de contração do músculo do coração (miocárdio).

12. O caminho percorrido será coração - pulmões - coração. O sangue sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar chegando aos pulmões, daí, através das veias pulmonares, volta ao coração entrando no átrio esquerdo. O sangue que sai do ventrículo direito e circula na artéria pulmonar é venoso.

13. a) Palpamos uma artéria para verificar a pulsação de uma pessoa. A pulsação é o resultado da dilatação arterial por causa do fluxo sangüíneo que foi impulsionado pela sístole do ventrículo esquerdo do coração.

b) As veias são vasos que chegam ao coração. São responsáveis pelo retorno de sangue dos tecidos em direção ao coração. Apresentam paredes menos espessas do que as artérias e possuem válvulas de controle do fluxo sangüíneo, ou seja, evitam que o sangue venoso volte para os tecidos.

As artérias são vasos que partem do coração. Apresentam paredes espessas e não possuem válvulas.

c) O fluxo sangüíneo é intensificado pela ação da musculatura esquelética que pressiona suas paredes e por válvulas que impedem o retorno do sangue aos tecidos.

d) Os vasos que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo são: capilares, arteríolas e vênulas.

e) O ventrículo esquerdo possui a parede mais espessa, pois é a câmara cardíaca que impulsiona o sangue arterial para a circulação corpórea ou sistêmica.

14. a) O cateter passou pelo átrio direito, ventrículo direito e através da artéria pulmonar chegou, aos pulmões.

b) A contração do músculo cardíaco que possibilitou a passagem do cateter ao pulmão denomina-se sístole ventricular. O sangue presente nessa trajetória é o sangue venoso.

15 .O valor 12/8 significa que a pressão sistólica, devido a contração da musculatura cardíaca dos ventrículos, é da ordem de 120 mm de Hg e que a pressão diastólica, quando a musculatura dos ventrículos está relaxada, é de 80 mm de Hg.

16. a) As conseqüências imediatas, resultantes do defeito em questão, é a mistura de sangue arterial e venoso, resultando em deficiência de oxigenação nos tecidos do corpo da criança.

b) Répteis

17. Nas tartarugas será detectada mais rapidamente a radioatividade nos pulmões, pois nesses animais o sangue arterial mistura-se ao venoso no ventrículo, o qual não possui separação completa. Sendo assim, o sangue proveniente do átrio direito irá se misturar ao sangue venoso no ventrículo indo esta mistura diretamente, para os pulmões. Já nos coelhos, o sangue arterial não se mistura com o venoso, uma vez que há dois ventrículos completamente separados. O sangue arterial do átrio esquerdo irá para o ventrículo esquerdo e, através da artéria aorta, para todo o organismo, retornando ao coração pelas veias cavas, chegando ao átrio direito de onde o sangue, então venoso, chegará aos pulmões através da artéria pulmonar. Ou seja, o sangue percorrerá primeiro a grande circulação para depois, então, chegar aos pulmões.

18. O sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) vindo do corpo trazido pelas veias cavas superior e inferior chega ao átrio direito, passa para o ventrículo direito e é bombeado para a artéria pulmonar, que leva o sangue até os pulmões. Nos pulmões ocorre a hematose, ou seja, a transformação do sangue venoso em arterial. O sangue rico em oxigênio (sangue arterial) volta ao coração, penetrando no átrio esquerdo, pelas veias pulmonares. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado para a artéria aorta, de onde será distribuído para todo o corpo. Nas aves e mamíferos, a circulação é fechada, dupla e completa. Fechada porque o sangue passa apenas dentro de vasos. Dupla porque passa duas vezes pelo coração e completa porque não há mistura de sangue venoso com o arterial.

19.   a) As funções do sistema linfático humano são: evitar inchaços (edemas), defesa imunológica e absorção de ácidos graxos no intestino. Nos gânglios linfáticos são produzidos glóbulos brancos (linfócitos).

b) Pelo sistema linfático é recolhida a linfa, líquido drenado dos espaços intercelulares, nos tecidos. Por este sistema, partículas estranhas, como bactérias, podem ser levadas do local de entrada para outras partes do corpo. Ao passar pelos gânglios linfáticos, são retiradas e destruídas. O processo inflamatório resultante determina o aumento do tamanho dos gânglios, o que se conhece popularmente como "íngua".

20. a) A irrigação do miocárdio é realizada pelas artérias coronárias que nascem e se ramificam a partir da artéria aorta.

b) sangue arterial que irriga o coração é proveniente da artéria aorta, circula pelas artérias coronárias e retorna venoso ao átrio direito, pelas veias coronárias.

c) Insuficiência cardíaca que pode afetar todos os órgãos do corpo com maior, ou menor intensidade, devido às variações na pressão arterial e no fluxo sangüíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário